sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Alandroal!
Do Alentejo profundo, ao coração de Portugal!...

A vila de Alandroal deve o topónimo à existência no local de numerosas matas de alandros. Fundada em 1298 no reinado de D. Dinis, pela Ordem de Avis, cujo mestre D. Lourenço Afonso mandou edificar o castelo, a vila recebeu foral, em 1486, das mãos de D. João II, mais tarde confirmado por D. Manuel I.
O primeiro povoamento da região deverá ter ocorrido durante a Idade do Bronze, período inicial, de que são testemunhos o Povoado dos Mocissos e o Povoado do Outeiro do Castelinho que apresenta vestígios defensivos mais tardios, da Idade do Ferro. O povoado fortificado de Pero Lobo, da Idade do Bronze Final, onde foram encontrados martelos de mineração e escórias de fundição a que não será estranha a proximidade da região mineira da Mina do Bagulho. Interessante a localização deste povoado, junto dos férteis campos de Juromenha.
Região antiga, as origens da fundação da freguesia de Juromenha, por exemplo, continuam envoltas em mistério, sabe-se que no tempo de Júlio César, 44 anos a. c. os romanos a defenderam com muralhas.
Da presença destes há vestígios na Villa do Outeiro do Castelinho e a ponte do Monte da Fonte dos Ouros, entre Redondo e Terena, sobre a ribeira de Lucefecit.
As ruínas do templo Endovélico no outeiro de S. Miguel da Mota, a cerca de 5 km de Terena. Este primitivo santuário de origem céltica, era o principal local de culto do Deus Endovélico, o mais conhecido dos Deuses Antigos da península, tendo os romanos também prestado homenagem e culto.
Em 1167, ocupou papel relevante na história da reconquista de D. Afonso Henriques e de Geraldo Sem-Pavor. Cerca de 20 anos depois foi perdida na invasão de Almançor e recuperada definitivamente em 1242, no reinado de D. Sancho I.
A 14 de Janeiro de 1659, ocorreu uma explosão num paiol de pólvora, que causou vários mortos. Eram estudantes universitários de Évora, que capitaneados pelo jesuíta Pe. Francisco Soares estavam a substituir o exército que lutava nas Linhas de Elvas.

Para saber mais, visite:
www.destinoportugal.pt-tur.com
e partilhe comnosco os seus gostos e sentimentos.
Bem haja.


Sem comentários: