terça-feira, 18 de novembro de 2008

Anadia

A história do topónimo de Anadia estará, segundo algumas lendas, ligado ao nome de Ana Dias. Esta era uma grande proprietária de vinhas do povoado. O seu vinho afamado e de boa qualidade, era vendido junto da estrada que seguia para Coimbra. Com o tempo, o seu nome ficou sendo conhecido e ligado ao povoado.
Por outro lado, Anadia também pode ter derivado do termo Anadaria,, que corresponde à jurisdição de um capitão de Besteiros, de nome Anadel. Palavra de origem árabe Anadaria, resultaria da derivação do termo "an nadir".
Existem documentos antigos que apontam a forma "illá Nadia" como limite de povoações. É possível que fosse esta a designação usada pelos romanos. Em 1082, quando foram estabelecidos os limites de Monsarros, no diferendo que opunha o mosteiro da Vacariça e o alvazir Sisnando, conde de Coimbra, o termo utilizado nessa altura foi justamente "illá Nadia".
Quando Anadia foi doada por D. Afonso Henriques ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, doação esta que incluía três casais, o termo “illá Nadia” aparece no documento.
Guterres Nunes, cavaleiro fidalgo, recebeu em doação de D. Sancho I, alguns casais de Anadia.
Foi no século XVI, no reinado de D. Manuel I que Anadia recebeu foral, a 21 de Agosto de 1514. Nesta época, o concelho era constituído apenas pela povoação de Anadia e uma parte da paróquia de Arcos e arredores. Nesse mesmo ano alguns pequenos concelhos vizinhos foram integrados no concelho de Anadia.
Na época dos conhecidos diplomatas Sá e Melo, ascendentes dos condes de Anadia, a povoação foi elevada a vila.
Em 1839, Anadia foi elevada a sede de concelho.
A Anadia é hoje a capital da Bairrada e sede de Comarca.

saber mais:  Destino Portugal 

Sem comentários: